Aprenda a consumir água mineral de qualidade e sem problemas para a saúde

Cuidados na hora da aquisição do botijão e com a limpeza do suporte devem ser levados em consideração para evitar doenças

Entrega de água em casaMuitas pessoas compram água mineral para beber porque acreditam que é um produto mais confiável. Porém, para que ela não ofereça nenhum risco à saúde, é preciso ter alguns cuidados no momento da compra e antes de usar o garrafão.

De acordo com o gerente de Vigilância Sanitária do Estado de Pernambuco, Jaime Brito, é preciso seguir algumas dicas para garantir que a água mineral traga saúde e não doenças. Ele diz que os primeiros cuidados devem ser tomados no momento da compra do garrafão.

Tem que verificar se a água tem o selo criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, que garante que a empresa está regularizada junto à Vigilância Sanitária e que ela atende a boas práticas. O segundo é se há o rótulo indicando o nome da empresa, a data de validade e a data de fabricação. Terceiro: se o lacre não foi rompido, se não tem sinais de violação”, explica Jaime Brito.

Ao chegar em casa, os cuidados devem continuar, principalmente no momento de colocar o botijão de água mineral no suporte.

Primeiro as pessoas têm que lavar as mãos e depois limpar e fazer uma desinfecção no botijão. Deve pegar o álcool a 70%, que é o ideal, e passar uma bucha no contorno que vai ficar em contato com o suporte. O sabão ou o detergente faz uma limpeza, mas não mata as bactérias. Em seguida, tem que romper totalmente o lacre, retirar a tampa e colocar no suporte”, ensina o gerente.

A limpeza regular do suporte em que o botijão de água mineral também não pode ser esquecida.

Água mineral em casaO suporte não é imune à contaminação. Ele pode contaminar a água que você vai beber. Então, se recomenda que, pelo menos, uma vez por mês se faça a desinfecção desse suporte. Pega um vasilhame com um ou dois litros de água e coloca uma colher de água sanitária dentro. Antes de colocar o botijão, bota essa água dentro e espera 30 minutos para o cloro da água sanitária fazer todo o efeito. Abre as torneiras, espera que ela escoe para o cloro também entrar em contato com a torneira. Depois, fecha e tira toda a água e faz uma nova lavagem para tirar o gosto da água sanitária”, afirma Jaime Brito.

Essas dicas de limpeza também servem para o suporte de barro. Para solucionar qualquer dúvida ou fazer uma reclamação, as pessoas podem ligar para o telefone da Secretaria Estadual de Saúde: 0800-286-2828.

Fonte: pe360graus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *