Entrega em domicílio ou a domicílio?

As expressões “entrega em domicílio” e “entrega a domicílio” são muito recorrentes em restaurantes, nas propagandas televisivas, nos outdoors, nos folders, nos panfletos, nos catálogos, na fala, etc.

Convivem juntas sem problemas maiores porque são entendidas da mesma forma, com um mesmo sentido.

No entanto, quando falamos de gramática normativa, temos que ter cuidado, pois a forma “a domicílio” não é aceita. Por quê? A regra estabelece que essa última locução adverbial deve ser usada nos casos de verbos que indicam movimento, como: levar, enviar, trazer, ir, conduzir, dirigir-se.

Portanto, “A loja entregou meu sofá a casa” não está correto.

Já a locução adverbial “em domicílio” é usada com os verbos sem noção de movimento: entregar, dar, cortar, fazer.

A dúvida surge com o verbo “entregar”: não indicaria movimento?
De acordo com a gramática purista não, uma vez que quem entrega, entrega algo em algum lugar.

Porém, há aqueles que afirmam que esse verbo indica sim movimento, pois quem entrega se desloca de um lugar para outro.

Contudo, obedecendo às normas gramaticais, devemos usar “entrega em domicílio”, nos atentando ao fato de que a finalidade é que vale: a entrega será feita no (em+o) domicílio de uma pessoa.

Veja alguns exemplos com “a domicílio” (= a casa)

  1. Não precisamos nos preocupar, eles trazem a pizza a domicílio.
  2. Esta entrega deverá ser conduzida a domicílio.
  3. Dirigiu-se a domicílio para cumprir sua obrigação.

Agora observe exemplos com “em domicílio

  1. Fazem-se unhas em domicílio.
  2. Entregas são feitas em domicílio.
  3. Corta-se cabelo em domicílio.
  4. Dão-se aulas de violão em domicílio.

Os Pedidos

Pedir algo para entrega geralmente envolve contatar um estabelecimento local ou cadeia por telefone ou online. Pedidos online ganharam popularidade nos países com o uso da Internet Banda Larga como o Estados Unidos e Canadá, onde redes de pizzarias oferecem menus online e entrega rápida.

Sistemas de pagamento via Internet tornam o pagamento mais fácil. Pedidos falsos são por vezes usados para atrair as vítimas de roubo ou seqüestro, evitando que entregadores sejam feridos ou mortos em roubos e sequestros. Também existem pedidos falsos que são simplesmente uma forma de assédio.

Pizzarias, muitas vezes, incluem uma garantia de tempo ou promessa de entrega dentro de um determinado período de tempo, algumas especificando que as entregas com atraso serão gratuitas.

A rede de pizzarias Pizza Domino´s  tinha uma campanha comercial na década de 1980 e início de 1990 que prometia “30 minutos ou é grátis”. Isso foi interrompido em 1993 devido ao número de ações judiciais resultantes de acidentes causados por entregadores apressados.

Agora, a maioria das pizzarias informa para o cliente um prazo aproximado para uma entrega, sem fazer quaisquer garantias quanto ao tempo de entrega real . No início de 2008, a rede Domino´s introduziu o slogan “You Got 30 Minutes” ou “Você tem 30 minutos”, que não é uma promessa ou garantia, mas uma meta a ser atingida.

A rede Pizza Domino´s ainda oferece “30 minutos ou é grátis” na Índia, mas a oferta é atualmente aplicável apenas aos pedidos através do telefone, não sendo aplicável a encomendas online.

Forma de entrega

A maioria das mercadorias (bens físicos) são entregues através de uma rede de transportes, como aviões, ferrovias, automóveis, caminhões, motos ou de bicicletas.

Determinados bens especializados podem ser entregues através de outras redes, tais como tubulações para produtos líquidos, redes de energia para energia elétrica e redes de computadores como a Internet ou transmissão de redes de informação eletrônica.

O processo geral de entrega de mercadorias é conhecido como distribuição. O estudo de processos eficazes para entrega e disposição de bens e pessoal é chamado de Logística .Empresas que se especializam no fornecimento de bens comerciais, do ponto de produção ou armazenamento para ponto de venda são geralmente conhecidos como distribuidores, enquanto aqueles que se especializam no fornecimento de produtos desde o ponto de venda ao consumidor são conhecidos como serviços de entrega.

O que é Delivery

Entregador de Leite

A tele entrega ou entrega em domicílio, também conhecida pela palavra em inglês delivery, é o serviço de entrega de materiais, bens, serviços ou produtos a um determinado local (residência, comércio, indústria etc.) pedidos por algum meio de comunicação como telefone ou internet pelo cliente ou consumidor.